segunda-feira, 18 de julho de 2011

Deus, nosso "Pai"

Tu és Meu Filho, hoje te gerei.
Eu serei para ele um pai e ele será para Mim um filho.
São palavras proféticas: falam de Deus, que é Pai no sentido mais elevado e autêntico da palavra.

Disse Isaías: “Senhor, Vós sois o nosso Pai: nós somos a argila e Vós sois o oleiro; todos nós fomos modelados pelas Vossas mãos”.

Sião dizia: O Senhor abandonou-me, o Senhor esquece-se de mim.

Acaso, pode uma mulher esquecer-se do menino que amamenta?
Ainda que ela se esquecesse, eu por minha vez nunca te abandonarei.

É significativo que nos trechos do profeta Isaías, a paternidade de Deus ganhe conotações que se inspiram na maternidade.

Jesus anuncia muitas vezes a paternidade de Deus nos olhares dos homens referindo-se às numerosas expressões contidas no Antigo Testamento.

Para Jesus, Deus não é apenas o Pai de Israel, o Pai dos homens, mas o seu Pai, o meu Pai.

Pai nosso, que estais no céu
Santificado seja o Vosso nome,
Venha a nós o Vosso reino,
Seja feita a Vossa vontade,
Assim na terra como no céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas,
Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação,
Mas livrai-nos do mal,
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário