segunda-feira, 25 de julho de 2011

O pecado é o motivo de tua tristeza. Deixa que a santidade seja o motivo de tua alegria.

“Retornei a mim mesmo, entrei no íntimo do meu coração sob Tua guia, e o consegui, porque Tu te fizeste meu auxilio. Entrei e, com os olhos da alma, acima destes meus olhos e acima de minha própria inteligência, vi uma luz imutável. Não era essa luz vulgar e evidente a todos com os olhos da carne, ou uma luz mais forte do mesmo gênero. Era como se brilhasse muito mais clara e tudo abrangesse com sua grandeza. 

Não era uma luz como esta, mas totalmente diferente das luzes desta terra. Também não estava acima da minha mente como o óleo sobre a água nem como o céu como a terra, mas acima de mim porque ela me fez, e eu abaixo porque fui feito por ela. Quem conhece a verdade conhece essa luz, e quem a conhece conhece a eternidade. O amor a conhece. Ó eterna verdade, verdadeira caridade e querida eternidade! És o meu Deus, por Ti suspiro dia e noite.

Desde que Te conheci, Tu me elevaste para me fazer ver que havia algo para ser visto, mas que eu era incapaz de ver. Atingiste minha vista enferma com a Tua irritação fulgurante, e eu tremi de amor e de temor. Percebi que estava longe de Ti, numa região desconhecida, e parecia-me ouvir Tua voz do alto: “Eu Sou o pão dos fortes: cresce, e de mim Te alimentarás. 

Não me transformarás em ti, como fazes com o alimento do corpo, mas te transformarás em Mim”. Compreendi, então que corrigiste o homem por sua iniqüidade e secaste a minha alma como teia de aranha. E eu disse: “Porventura deixará de existir a verdade, por não ser uma realidade difusa pelos espaços finitos e infinitos”? E Tu me gritaste de longe : “Na verdade, Eu sou aquele que sou”. E ouvi como se ouve no coração, e já não tive motivo para duvidar. Mais facilmente duvidaria de estar vivo do que da existência da verdade, a qual se apreende através das coisas criadas.”

“Há homens que se agarram a sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua. “

“A busca de Deus é a busca da alegria. O encontro com Deus é a própria alegria.”

“É preferível a tristeza de quem suporta a iniquidade do que a alegria de quem a comete.”

“Com a corrupção morre o corpo, com a impiedade morre a alma.”

“As lágrimas são o sangue da alma.”

“Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar. “

“Creio para compreender, e compreendo para crer melhor.”

“O coração delicado sofre menos das feridas que recebe do que das que faz.”

“A verdadeira religião nos prescreve que amemos até nossos inimigos. A verdadeira religião nos prescreve que não nos deixemos levar pela ira, mas que resistamos a ela.”

“Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.”

“Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.”

“O que mais Deus odeia depois do pecado é a tristeza, porque nos predispõe ao pecado.”

“Simular humildade é ser soberbo. “

“Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre. “

“A ira gera o ódio, e do ódio nascem a dor e o medo.”

“O pecado é o motivo de tua tristeza. Deixa que a santidade seja o motivo de tua alegria.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário